Geração Y: O que (ou não) fazer

Padrão

coluna1Conhecer o cliente. Não é preciso ser um gênio da comunicação para reconhecer que esse é um dos princípios para quem deseja ter sua mensagem entregue, seja publicitário ou jornalista.

Vamos então ao básico: a geração a qual este receptor pertence. Que tal  a tão falada Geração Y?

Considera-se geração um grupo de pessoas que nascem num mesmo período e passam por experiências semelhantes mediante eventos externos. Essas experiências afetam diretamente as atitudes, princípios e comportamento de compra deste grupo e os acompanha durante toda sua vida.

A Geração Y – nascidos entre 1981 e 2000 – tem por característica ser bem positiva ao futuro em função dos avanços tecnológicos e econômicos, especialmente com a chegada da Internet. Eles testemunham a diversidade étnica, linguística, familiar (pais divorciados, homossexuais, solteiros) e uma mudança incrível na mídia. Com isso, se tornam consumidores ambulantes, não têm lealdade a uma marca e mudam de gosto em um piscar de olhos.

A revista Forbes, antenada nessa nova geração, publicou um artigo que dá 5 dicas de como ganhar e perder a atenção dos também chamados Gen Y.

Como ganhar

  1. Interatividade. Não basta veicular a campanha, tem que haver um meio interativo de convidar os clientes a participar do processo.
  2. Facilite. Se o cliente não souber como usar o produto, ou ao menos como aprender a usá-lo, esqueça. Vão perder o interesse e procurar outra coisa mais prática.
  3. Compartilhando. Não basta poder compartilhar no Face e no Twitter. Eles precisam compartilhar de qualquer lugar e a qualquer momento.
  4. Dê significado à sua mensagem. Não basta convidar o cliente a utilizar determinado produto ou serviço. Eles são altruístas, otimistas e apaixonados e se interessam por algo que seja maior que eles.
  5. Arrisque. A Geração Y adora riscos, o que não é possível quando se faz tudo planejado. Encontre uma boa ideia e a pratique, sem pensar muito.

Como perder

  1. Seriedade. Faça piadas, brinque, não leve tão a sério. A risada aproxima as pessoas. Sempre há um modo de falar de forma bem humorada, mesmo sobre assuntos sérios.
  2. Seja vago. Missão da empresa e plataformas podem ser ótimas ideias na sala de reunião, mas vão fazer qualquer cliente de vinte e poucos anos ignorar a publicidade depois dos obrigatórios 5 segundos.
  3.  Nos dê um produto ao invés de uma experiência. A Geração Y não compra carros, compra uma experiência de transporte. A Kodak acreditava vender fotos e acabou se tornando um caso de estudos do que Não fazer.
  4. Faça piadas conosco. Basta olhar a campanha da Samsung Super Bowl. Fazer piadas com a Geração Y não vai convertê-los.
  5. Converse conosco como se fôssemos idiotas. Coisas como “Precisamos usar termos menos complexos” ou “Eu entendo, mas o cliente não entenderá” só vai piorar as coisas. Eles vão procurar qualquer outro produto que os considere brilhantes. Doritos, por exemplo.

Deixe um comentário